O “Ato de abandono” foi ditado por Jesus ao Pe. Dolindo Ruotolo, sacerdote de Napoli (Itália, *1882 - †1970). O texto foi dividido em nove partes para ser usado como novena, juntamente com seus respectivos títulos e a jaculatória como oração para cada dia.
Jesus à alma:
Por que estais perturbados e aflitos? Deixai-Me tomar conta das vossas dificuldades e tudo se acalmará. Eu vos digo que cada ato de verdadeiro, cego, e total abandono em Mim produz o efeito que desejais e resolve as situações mais espinhosas.
Abandonar-se em Mim não significa irritar-se, perturbar-se ou se desesperar, fazendo-Me depois uma oração agitada para que Eu vos siga (acompanhe), é mudar a agitação em oração. Abandonar-se significa: fechar tranquilamente os olhos da alma, afastar o pensamento da tribulação (provação) e entregar-se a Mim para que só Eu aja, dizendo:
“Meu Deus, cuidai Vós”.
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
É contrário ao abandono, essencialmente contrário, preocupar-se; afligir-se, querer pensar nas consequências dum acontecimento.
Isso é como a confusão provocada pelas crianças que pretendem que a mãe pense em suas necessidades, mas ao mesmo tempo elas querem também pensar, impedindo com as suas ideias e os seus caprichos infantis o trabalho da mãe.
Fechai os olhos e deixai-vos guiar pela corrente da Minha graça; fechai os olhos e não penseis senão no presente, afastando o pensamento do futuro como duma tentação; repousai em Mim acreditando na Minha bondade e prometo-vos pelo Meu amor que dizendo-Me com estas disposições:
“Jesus cuidai Vós”,
Eu ocupo-Me de tudo, consolo-vos, liberto-vos e guio-vos.
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
E quando vos devo levar por um caminho diferente do que vós vedes, Eu vos preparo, vos levo nos Meus braços, faço-vos passar para a outra margem como crianças adormecidas nos braços da mãe. O que vos perturba e vos faz um imenso mal é o vosso raciocínio, o vosso pensamento, a vossa ideia fixa, o querer a todo o custo prover (resolver) vós mesmos àquilo que vos aflige.
Quantas coisas Eu realizo quando a alma nas suas necessidades, quer espirituais quer materiais, se volta a Mim, olha para Mim, e dizendo-Me: “Meu Deus, pensai Vós”, fecha os olhos e repousa!
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Recebeis poucas graças quando vos atormentais; recebeis muitíssimas quando a vossa oração é cheia de confiança em Mim. Na dor, vós rezais para que Eu aja, mas... para que Eu aja à vossa maneira. Vós não Me invocais, mas quereis que Eu me adapte às vossas ideias, não fazeis como os doentes que pedem a cura ao médico, mas sugerem-lha.
Não façais assim, mas rezai como vos ensinei na oração do Pai-Nosso:
Se Me disserdes de todo o coração: “seja feita a Vossa vontade”, que é o mesmo que dizer: “cuidai Vós”, Eu intervenho com toda a minha onipotência e resolvo as situações mais difíceis.
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Por exemplo, vós vedes a doença (o mal) agravar-se em vez de melhorar? Não vos inquieteis, fechai os olhos e dizei-Me com confiança:
“Seja feita a Vossa vontade, cuidai Vós!”
Digo-vos que Eu penso nisto e que intervenho como um médico e faço mesmo um milagre quando é necessário. Mas, vedes que o doente piora? Não vos aflijais, fechai os vossos olhos e dizei-Me:
“Meu Deus cuidai Vós!”
Eu vos digo que penso nisto e que não há nenhum remédio mais eficaz do que uma intervenção Minha de amor. Eu cuido só quando fechais os vossos olhos.
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Passais as noites sem dormir, quereis avaliar tudo, pensar em tudo e assim vos abandonais às forças humanas, e, pior ainda, aos homens, confiando na sua intervenção. É isto que põe um obstáculo às Minhas palavras e aos Meus planos. Oh! Como desejo de vós este abandono em Mim para vos ajudar, e como o Demônio só procura isto: afligir-vos, para vos subtrair à Minha ação e deixar-vos como presa às iniciativas humanas.
Confiai, portanto, somente em Mim, repousai em Mim, abandonai-vos em tudo a Mim. Eu faço milagres em proporção ao total abandono em Mim, e à ausência de pensamento por vós mesmos.
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Eu derramo os Meus tesouros de graças quando vós estais em total pobreza. Se possuís os vossos bens, ainda que sejam poucos, ou se os procurais, moveis-vos no campo natural e estais, portanto, no percurso natural das coisas que é muitas vezes obstaculizado pelo Demônio. Nunca um pensador ou um investigador fez alguma vez um milagre, nem sequer entre os Santos (se somente agiu no nível humano): só age divinamente quem se abandona inteiramente em Deus.
Quando vedes as coisas complicarem-se, fechai os olhos da alma e dizei-Me:
“Jesus, cuidai Vós!”
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Procurai afastar o pensamento dessas coisas (preocupações) porque o vosso espírito é fraco... e para vós é difícil ver o mal e ao mesmo tempo confiar em Mim, descentrando o pensamento de vós mesmos. Fazei assim para todas as vossas necessidades; se todos vós fizerdes assim, vereis grandes, contínuos e silenciosos milagres. Prometo-vos pelo Meu amor. Eu vos garanto que cuidarei de tudo!
Rezai sempre com esta disposição de abandono e tereis grande paz e fruto, também quando Eu vos der a graça da imolação, da reparação e do amor que o sofrimento comporta.
Parece-vos impossível? Fechai os olhos e diz interiormente:
“Jesus, cuidai Vós!”
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Não tenhais medo, Eu cuidarei! Se vos humilhardes bendireis o Meu Nome. Lembrai-vos bem: Um só ato de abandono não pode ser comparado nem a mil orações. Não há novena mais eficaz do que esta:
“Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Reza-se dez vezes: “Ó Jesus, me abandono em Vós, cuidai Vós!”
Acreditamos que a beleza salvará o mundo e por isso prezamos pelo que é Bom, Belo e Verdadeiro. Que Deus seja louvado em todos os momentos e em todos os lugares. ✝ ♡ VIVA CRISTO REI!